sábado, 28 de novembro de 2009

Deslizamento de terra em El Salvador ceifa vidas de adventistas



O furacão Ida causou mais de 170 mortes no país, inclusive 30 adventistas. Dezesseis membros da Igreja estão ainda desaparecidos após o furacão de nível 2 ter passado por El Salvador em 9 de novembro.

"Em todos os anos que tenho estado associado com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) em resposta a desastres, nunca vi uma perda tão grande entre membros de nossa Igreja na América Central", declarou Wally Amundson, diretor denominacional da ADRA na América Central. "Estamos tristes pela forma como isso tem impactado os membros de nossa Igreja em El Salvador e oramos para que nossos dirigentes tenham ânimo para enfrentar os desafios imediatos".

A ADRA está respondendo as municipalidades afetadas de San Salvador, La Libertad, De La Paz, San Vicente e Cuzcatlan. Mais de 40.000 pessoas foram afetadas por Ida, e milhares de famílias desabrigadas estão espalhadas entre 85 abrigos de emergência, informou Jorge Salazar, diretor da ADRA para El Salvador.

A maioria das mortes ocorreu na parte rural central do país. Mais de 100 voluntários da ADRA estão dando assistência à comunidade, bem como às equipes de resgate, disse Salazar. O governo tem também oferecido três helicópteros para entregar suprimentos da ADRA.

Além dos fundos entregues pela ADRA e a Igreja na América Central para dar assistência aos esforços de socorro, a entidade Hope for Humanity tem remetido verbas especiais para assistir as comunidades afetadas e o público em geral.

Cerca de 345 famílias adventistas ficaram desabrigadas, 206 de suas casas foram danificadas e quatro templos também foram destruídos.

O tesoureiro para a denominação na região central da América Central, Saul Ortiz, declarou que um membro da Igreja perdeu 15 familiares próximos.

"Levará algum tempo até podermos reconstruir esses templos e as famílias poderem retornar a suas comunidades", comentou Ortiz.

Dirigentes da Igreja para a região estão provendo verbas especiais para as famílias adventistas atingidas que precisarão relocar-se em breve.

Outro delizamento de terra na semana passada na região norte da Tanzânia ceifou a vida de mais de duas dezenas de adventistas. Quatro dias de chuvas intensas provocaram o deslizamento, que matou 24 membros de uma mesma família. Várias pessoas estão ainda desaparecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário