sábado, 28 de novembro de 2009

Estudante missionária adventista assassinada em Yap, Micronésia





Uma estudante missionária adventista do sétimo dia que estava lecionando na Escola Adventista da ilha de Yap, no Oceano Pacífico, foi encontrada morta na quarta-feira, aparentemente vítima de um homicídio fora do campus da escola, disseram dirigentes da Igreja.

Kirsten Elisabeth Wolcott, originalmente de Laneview, Virginia, nos EUA, tinha, segundo se informa, saído para um exercício de corrida antes das aulas matinais e não retornou, informaram líderes da Igreja. Seu corpo foi mais tarde encontrado numa área de bosques com ferimentos de esfaqueamento.

A polícia realizou uma detenção em associação com a morte de Wolcott, informou Louis Torres, presidente da Missão Guam-Micronésia da denominação. Ele e outros dirigentes da Igreja da sede administrativa denominacional voaram em vôo comercial de uma hora de Guam para Yap na quarta-feira à tarde para avaliar a tragédia que afeta a escola e para propiciar apoio em vista do trauma causado nos demais professores.

"Esta é uma situação difícil para a escola, a missão e a Ilha de Yap", declarou Torres. "O oficial da polícia declarou que nada semelhante jamais teve lugar no passado para um visitante".

As aulas foram suspensas no momento e um culto memorial foi realizado na sexta-feira em honra a Wolcott, que lecionava para o segundo grau.

"Esta é uma notícia devastadora, não somente para a família, mas para a escola e a Igreja Adventista", disse Homer Trecartin, secretário-associado da Igreja Adventista a nível mundial e diretor do Serviço Voluntário Adventista.

"Ao longo da história da Igreja muitos fizeram o sacrifício de ir servir e alguns pagaram com suas vidas",disse Trecartin. "A nossa oração é que o Deus levante outros para terminar o trabalho que Kirsten e os demais iniciaram".

Torres informou que as mulheres da comunidade estão fazendo turnos de vigília por toda a noite, no apartamento de professoras, para ajudá-las a se sentirem seguras. "A ilha sente uma grande perda", disse Torres. "Os pais das crianças estão indignados e de coração partido".

Wolcott, de 20 anos, tinha obtido licença de estudos na Universidade Adventista do Sul, localizada em Collegedale, Tennessee, Estados Unidos, onde estava se graduando em educação de adolescentes. Ela havia se formado pela Academia Richmond em 2007 com altas honras acadêmicas e estava na lista do deão da Universidade do Sul como aluna de distinção.

Ela também era conhecida por seu amor a música e corrida, informava uma síntese noticiosa da Universidade. Wolcott tocava harpa e piano e cantava no coral feminino da Universidade. Ela ganhou várias corridas de 5 Km e alcançou a terceira colocação numa corrida de 10 km em Newport, Virginia, além de ter competido noutros eventos esportivos semelhantes.

Wolcott tinha-se voluntariado anteriormente em viagens missionárias para o Alasca e Ilhas Galápagos, disse Jose Rojas, diretor de Ministérios Voluntários da América do Norte, destacando a dedicação da estudante missionária.

Wolcott escreveu na sua solicitação que desejava ser uma estudante missionária para desafiar o seu caminhar com Deus empenhando-se em realizar algo mais do que antes havia feito. "O meu alvo é ser a professora que os inspira academicamente, os incentiva espiritualmente, e os consola emotivamente", ela escreveu.

Segundo Ingrid Skantz, diretora de marketing e relações universitárias da Southern Univ., um culto memorial honrando Kirsten será realizado na semana após o recesso escolar de Ação de Graças. Os detalhes sobre o culto serão anunciados, ela disse. A escola também está oferecendo aconselhamento aos seus estudantes.

"Num tempo doloroso como este, lembramo-nos em oração dos pais de Kirsten, seus amigos, e colegas estudantes missionários, e todos no nosso recinto universitário que a conheciam e amavam muito", disse Skantz numa declaração.

A Yap SDA School, como é chamada a instituição, foi aberta em 1987 como uma escola de nível primário e posteriormente teve extensão para jardim de infância e escola de formação até o 12o. grau. A escola é altamente conceituada na ilha e operada na maior parte por estudantes adventistas que se voluntariam como professores. Aproximadamente 10 estudantes missionários estão servindo neste ano em Yap, informou Trecartin. Os professores vivem em apartamentos no recinto universitário.

Yap tem aproximadamente 24 km de comprimento e seis de largura, sendo um dos quatro estados-ilha da nação da Micronésia, um protetorado dos Estados Unidos.

A Igreja Adventista atualmente tem mais de 780 estudantes missionários que servem ao redor do mundo, Trecartin disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário